Tudo que você precisa saber sobre seu instrumento: Saxofone

Mais conhecido como Sax, o saxofone é um instrumento muito usado no jazz. Suas características excepcionais, dão um toque marcante a qualquer música em que podemos ouvi-lo. Mas você conhece todo caminho por trás disso?

Nesse artigo vamos entender como o Sax foi criado e desenvolvido, sua história e por que ele se dá tão bem com o jazz.

A HISTÓRIA DO SAXOFONE

Feito de metal, o Saxofone é um instrumento de sopro que tem o som reproduzido através da vibração de uma palheta. Seu inventor, Adolphe Sax, buscava um som entre o Oboé e o Clarinete que, assim como o sax, se encontram no grupo das madeiras na orquestra. O instrumento foi nomeado a partir da junção de “Sax”, sobrenome do inventor e “phono”, que significa “som”.

Imagem de uma estátua de Adolphe Sax, inventor do saxofone, sentado num banco de praça segurando o instrumento, localizada na Bélgica, seu país de origem.
Estátua de Adolphe Sax, Bélgica

O saxofone foi desenvolvido na Bélgica no ano de 1840 e sua primeira aparição em uma orquestra foi em 1844. Adolphe começou a trabalhar como instrutor do instrumento em 1857 em conservatórios de Paris, trazendo maior reconhecimento à sua invenção. Já no século XX, esse reconhecimento cresceu quando alguns compositores passaram a escrever solos para os saxofonistas nas orquestras. O instrumento se tornou muito popular em bandas militares e um símbolo do jazz estadunidense, considerando sua força expressiva e agilidade.

Imagem antiga do músico Pixinguinha tocando seu sax tenor

No total existem 7 tipos de saxofone: sopranino, soprano, alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. Foi com o sax tenor que o instrumento se popularizou no Brasil. Em uma turnê na França em 1920, o músico Pixinguinha conheceu o instrumento de forma mais aprofundada, trazendo um sax tenor em sua bagagem na viagem de volta. Anos mais tarde, na época da Alemanha Nazista, os saxofonistas foram perseguidos devido à origem do instrumento, pois Adolphe Sax era judeu.

Na década de 1960, pelas mãos de Pixinguinha, o instrumento ganhou espaço no samba e no choro brasileiro. Mais tarde, o saxofonista J.T Meirelles trouxe alguns de seus conhecimentos dos EUA para o Brasil, incentivando vários outros artistas como Carlos Malta e Victor Assis Brasil.

Com o passar do tempo, a falta de repertório e sua melhor adaptação a outros gêneros musicais foi afastando o instrumento das orquestras. Atualmente o sax se encaixa em diversos estilos, da música popular à música gospel, aparecendo na formação de vários grupos e bandas. É um instrumento considerado de fácil aprendizagem, já que o sax tenor tem um funcionamento simples. Além disso, não é um instrumento muito pesado e é fácil de ser acomodado devido a seu formato.

O saxofone pode ser um ótimo instrumento para se aprender e conhecer sua história é importante para esse processo. Inclusive, você pode acessar mais artigos em nosso blog onde te contamos a história de diversos outros instrumentos. É só acessar https://musicvaz.com.br/category/blog/ para começar a explorar tudo o que a música nos permite desenvolver.

Mas se, ainda assim, você precisar de ajuda para escolher seu primeiro instrumento, não deixe de ler nosso artigo https://musicvaz.com.br/blog/como-escolher-e-investir-no-seu-primeiro-instrumento-musical/ para que possamos te ajudar nessa decisão!


REFERÊNCIAS

A HISTÓRIA do Saxofone, o “Instrumento do Ano” na Alemanha. Made for Minds. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/a-hist%C3%B3ria-do-saxofone-o-instrumento-do-ano-na-alemanha/av-50583821 . Acesso em 24 de ago. de 2021.

SAXOFONE. Musica Brasilis. Disponível em: https://musicabrasilis.org.br/instrumentos/saxofone. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

TIPOS de Saxofone. multisom, 2019. Disponível em: https://blog.multisom.com.br/tipos-de-saxofone/. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

MARCONDES, João. Uma Breve História do Saxofone no Brasil. Souza Lima Blog, 2018. Disponível em: https://souzalima.com.br/blog/uma-breve-historia-do-saxofone-no-brasil/. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

MALTA, Pedro Paulo. Linha do Tempo. Vida – Pixinguinha. Disponível em: https://pixinguinha.com.br/vida/. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

NAVARRO, Fernando. Adolphe Sax, Pai do Saxofone. EL PAÍS, 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/06/tecnologia/1446764883_580600.html. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

MARCONDES, João. As Características do Saxofone. Souza Lima Blog, 2018. Disponível em: https://souzalima.com.br/blog/as-caracteristicas-do-saxofone/. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

PRINCESS, Black. No Timbre do Saxofone. Cerveja Black Princess, 2018. Disponível em: https://www.cervejablackprincess.com.br/2018/04/23/no-timbre-do-saxofone/. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

BEACHAM, Frank. Adolphe Sax, o Inventor do Saxofone, Nasceu na Bélgica Neste Dia em 1814 – 206 anos atrás. Diário de Frank Beacham, 2020. Disponível em: https://www.beachamjournal.com/journal/2020/11/adolphe-sax-the-inventor-of-the-saxophone-was-born-in-belgium-on-this-day-in-1814-206-years-ago.html. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

PIXINGUINHA. Enciclopédia Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12197/pixinguinha. Acesso em: 24 de ago. de 2021.

Marcado com , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *