O pedal é o equipamento que mais acompanha músicos e é usado com vários instrumentos, trazendo um toque especial ao som. Nesse artigo vamos te contar tudo sobre o pedal, assim, você vai poder usar e abusar desse equipamento e adentrar ainda mais o mundo da música. Se você ainda não sabe dos benefícios dessa jornada, aproveite para conhecê-los no artigo https://musicvaz.com.br/blog/musico-o-que-se-passa-na-cabeca-dele/, onde te contamos o que a música causa ao cérebro humano. Depois de todo esse incentivo, vamos agora falar desse equipamento tão poderoso: o pedal.
TUDO SOBRE SEU EQUIPAMENTO: PEDAL
A maioria dos músicos, principalmente guitarristas, são fiéis ao uso do pedal para incrementar o som do instrumento. Antigamente as alterações musicais só eram possíveis em estúdios, porém, com o desenvolvimento do pedal, os músicos passaram a ter a liberdade para controlar os efeitos sonoros logo ali, na ponta dos pés. Não é possível definir uma data exata para sua criação, mas podemos seguramente dizer que a invenção marcou o mundo da música e tornou possível o que conhecemos hoje.
São vários os tipos de efeitos existentes, por isso, vamos falar dos mais comumente utilizados.
DRIVE: DISTORÇÃO, OVERDRIVE E FUZZ
Os pedais de Drive fornecem ao som um efeito de distorção e foi criado com o objetivo de se adquirir essa distorção sem que o volume precisasse estar extremamente elevado. Foram criados então os principais pedais de Drive: Distorção, Overdrive e Fuzz. O pedal de Distorção, por causa de sua capacidade de ataque, é perfeito para estilos agressivos como o rock ou metal. Já o Overdrive se encaixa melhor em jazz e blues devido a seu efeito mais quente e dinâmico, variando de acordo com a intensidade do som. Por fim, o Fuzz é mais agressivo e destaca principalmente os graves. Também é muito usado por roqueiros que curtem o rock dos anos 60 e 70 com um efeito mais sujo e de timbre distorcido.
BOOST
Aumentando o sinal que passa por ele, o pedal Boost pode ser usado para destacar o som da guitarra. É mais indicado para instrumentos de saída mais baixa, auxiliando na amplificação do som e incrementando os efeitos adicionados.
DELAY
A palavra “Delay” é da língua inglesa e significa “atraso”, “retardamento”. Com essa definição fica fácil entender o objetivo do pedal de Delay. É usado para causar efeitos de atraso, trazendo certo eco ao som causado pelas repetições contínuas das notas e acordes tocados. Essas repetições podem ser controladas em quantidade e na distância de tempo entre uma e outra.
CHORUS
Sendo um dos mais populares dentre os pedais de modulação, o efeito Chorus dobra o sinal do som e altera sua afinação causando uma sensação de preenchimento. Dessa forma, é possível ouvir dois sons que reproduzem as mesmas notas, porém com características distintas.
REVERB
O pedal de Reverb é usado para que seja feita a ambientação do som. Isso quer dizer que o trabalho desse efeito é alterar as ondas caracterizando-as de acordo com o ambiente desejado. Dessa forma, o ouvinte percebe o instrumento com a característica do local onde seria projetado, sendo esse aspecto levado em conta principalmente em gravações em estúdios. Esse efeito também já vem incluso em muitos amplificadores.
PHASER
Assim como o efeito Chorus, o Phaser também duplica o sinal, porém essa frequência duplicada fica fora de fase e com certo delay e, quando misturada novamente com o sinal seco, cria irregularidades no som resultando em um efeito sinuoso que chama bastante atenção.
FLANGER
O efeito Flanger é muito parecido com o Phaser, também duplicando e atrasando o sinal, porém essas variações são de um curto tempo de delay, se assimilando muito também ao Chorus. Uma de suas características mais marcantes é de que, dependendo do tempo de sua variação, pode-se produzir algo parecido com um avião a jato.
VOLUME
O próprio nome já deixa claro: o pedal de Volume altera o volume do sinal do instrumento. É muito usado para alterar a intensidade de forma gradual na música. Além disso, é um pedal prático que te permite controlar o volume com os pés, sem precisar tocar no amplificador, deixando as mãos livres para continuarem tocando o instrumento.
WAH-WAH
Considerado um dos mais versáteis e de extrema importância, o pedal de efeito Wah-Wah serve da mesma forma que o Tone de uma guitarra. O pedal tem um potenciômetro que permite esse controle, logo, quando o músico pisa, o som varia entre grave e agudo. As notas não são alteradas, mas as frequências são destacadas. Também é um pedal prático por permitir que essas alterações sejam feitas com os pés, sem que o músico precise parar de tocar para usar o knob da guitarra.
AFINADOR
Seu nome já esclarece sua função. O pedal afinador é usado para afinar seu instrumento e não traz nenhuma mudança ao som. Quando usado, o pedal corta o sinal para que o instrumento possa ser afinado e, por esse motivo, ele também é usado como ‘mute’, sendo assim, quando algo no som não vai bem, é só pisar no pedal afinador e o som é cortado.
O uso dos pedais também exige treino e conhecimento. É com práticas que o resultado vai sendo aperfeiçoado e o músico adquire liberdade para usar e abusar dos pedais, misturando e trocando os efeitos e incrementando sua performance. Nós te ajudamos a dar os primeiros passos e conhecer cada tipo de pedal, e depois dessa aula de efeitos, você está pronto para a prática! Acesse https://musicvaz.com.br/categoria-produto/pedais-pedaleiras-pedalboards/ e veja as opções de pedais disponíveis para você em nossa loja virtual!
REFERÊNCIAS
LOPES, Jorge. Wah Wah – O Pedal Mais Influente da História do Rock. Máquinas de Música, 2012. Disponível em: https://maquinasdemusica.com/pedals/02/wah-wah-pedal-history/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
LEANDRO. Texto Interessante Sobre Origem dos Pedais Explicações. Fórum Contrabaixo BR, 2010. Disponível em: https://www.contrabaixobr.com/t6467-texto-interessante-sobre-origem-dos-pedais-e-explicacoes. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
A DIFERENÇA Entre Overdrive, Distorção e Fuzz. Salão Musical de Lisboa, 2020. Disponível em: https://www.salaomusical.com/pt/blog-instrumentos-musicais/266_a-diferenca-entre-overdrive-distorcao-e-fuzz.html. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
FAGUNDES, Thiago. Conheça os Pedais de Guitarra que Não Podem Faltar em Seu Pedalboard. Cifraclub, 2021. Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/blog/pedais-de-guitarra/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
PEDAL de Volume: O Que É? Para Que Serve? Você Precisa Mesmo Dele? Guitarpedia, 2021. Disponível em: https://blog.guitarpedia.com.br/pedal-de-volume-o-que-e-para-que-serve-voce-precisa-mesmo-dele/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
QUAL a Diferença entre Fuzz, Overdrive e Distortion?? Guitarpedia, 2017. Disponível em: https://blog.guitarpedia.com.br/qual-diferenca-entre-fuzz-overdrive-e-distortion/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
CHORUS: O Que É? Pra Que Serve? Como Usar? Guitar Central Search, 2012. Disponível em: https://guitarcentralsearch.wordpress.com/2012/06/25/chorus-o-que-e-pra-que-serve-como-usar/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
TIPOS de Pedais de Efeito: Conheça os Mais Importantes. Music Clan. Disponível em: https://musicclan.com.br/blog/tipos-de-pedais-de-efeito/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
DUPRÁ, Marcos. Chorus, Flanger, Phaser: Quais as Diferenças? Como Regular um Pedal de Efeitos. Primeiros Acordes. Disponível em: https://primeirosacordes.com.br/dicas/chorus-flanger-phaser-quais-as-diferencas-como-regular-um-pedal-de-efeitos. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
BRANDÃO, Monique. Efeitos de Áudio: Guia do Iniciante Para Moldar o Seu Som. LANDR, 2017. Disponível em: https://blog.landr.com/pt-br/efeitos-de-audio-guia-iniciante-para-moldar-o-seu-som/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
DESCUBRA Para Que Serve e Como Usar Pedais de Efeito. BH Guitar, 2020. Disponível em: https://blog.bhguitar.com.br/pedais-de-efeito/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
PEDAL Wah Wah. Blogmax, 2010. Disponível em: http://blog.mundomax.com.br/pedais-de-guitarra/pedal-wah-wah/. Acesso em: 06 de dez. de 2021.